Pular para o conteúdo principal

Marlene Dietrich: ícone fashion


Marlene Dietrich, atriz e cantora alemã morta em 1992, tem enorme valor histórico e cultural. Além de ser uma das maiores atrizes do século XX, Marlene se transformou em um ícone de estilo. Ela popularizou a calça para mulheres, super comum nos dias de hoje. O militarismo é outra tendência que vemos hoje em dia. Por outro lado, ela mantinha um estilo de puro glamour e feminilidade. Veja abaixo cinco motivos que a fizeram entrar no radar dos fashionistas: 
 

Calça para mulheres
Na onda de Coco Chanel – que nos anos 20 implantou a calça no vestuário feminino – Marlene Dietrich a levou aos holofotes no filme "Marrocos", de 1930. Ela era fã do modelo largo e de cintura alta. Ao lado de Marlene, Katharine Hepburn também foi responsável por propagar o uso das calças pelas mulheres naquela época.
 

Militarismo
Parcas, casacos estruturados, ombros marcados, coturnos e até chapéus inspirados nos quepes são vistos à exaustão nas passarelas e nas ruas. Mas a influência militar na moda começou lá nos anos 40, quando Marlene difundiu o estilo utilitário que tinha tudo a ver com o período da Segunda Guerra Mundial. Imersa no universo do combate, Marlene cantava para distrair os soldados das tropas aliadas durante o conflito.
 

Androginia
Muitas décadas antes de Andrej Pejic e companhia, Marlene lançou o estilo andrógino ao aparecer no filme "O anjo azul", de 1930, usando roupas essencialmente masculinas – como o smoking, que foi incorporado ao guarda-roupa das mulheres na década de 60 por Yves Saint Laurent. Cartola, sapatos sociais, gravata borboleta e boinas contrastavam com outros looks cheios de feminilidade de Marlene.
 

Chapéus
Fedora, boina, quepe, cartola e até fascinator. Fosse smoking ou vestido delicado, Marlene sempre combinava seus looks com um chapéu. Ela era fã "confessa" da peça e raramente deixava os cabelos enroladinhos livres do acessório
 

Glam
Apesar da pegada andrógina, Marlene também foi estrela do glamour. Estolas de pele, cigarrinhos na piteira, muito brilho nas roupas, plumas e sobrancelhas e maquiagem milimetricamente feitas marcam o estilo da atriz, que é pura feminilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo retrô: unhas half moon

Half Moon ou meia lua é uma técnica de pintar as unhas que surgiu em meados dos anos 20. O estilo era um pouco diferente do que é usado atualmente, só a parte do meio das unhas era pintada. Não se sabe ao certo quem criou esse estilo, alguns dizem que as unhas eram pintadas apenas nessa parte central para o esmalte durar mais, existe outra versão que diz que não pintavam a unha toda por medo de intoxicação, já que não se sabia muito sobre os produtos usados, e ainda há quem diga que a técnica se popularizou devido a uma manicure da MGM. Quem trouxe esse estilo de volta a moda foi a pin up Dita Von Teese . A forma que ela e outras pessoas usam atualmente surgiu nos nos 40, apenas a parte próxima à cutícula das unhas é deixada sem esmalte ou pintada com esmalte incolor. Para reproduzir esse estilo basta usar aquele adesivo protetor de folhas de fichário próximo a cutícula das unhas e passar o esmalte.

5 Curiosidades sobre a moda durante a segunda guerra mundial

1- a Segunda Guerra Mundial teve um grande impacto sobre a moda. Durante essa época, os tecidos se tornaram escassos, o governo impôs o racionamento do vestuário e, com isso a meia calça deixou de ser produzida para dar lugar a fabricação de paraquedas, então as mulheres faziam um risco na parte de trás das pernas imitando a costura, para parecer que estavam usando meia calça... 2- a moda se voltou para o militarismo e o guarda roupa feminino ganhou toques masculinos, o estilo utilitário tinha tudo a ver com o período da Segunda Guerra Mundial.  Parcas, casacos estruturados, ombros marcados, coturnos e até chapéus inspirados nos quepes começaram a ser vistos nas ruas.  3- o único elemento do visual feminino que não sofreu racionamento foram os chapéus. Isso fez as mulheres passarem a usá-los mais. Serviam para dar um ar mais arrumado ao visual, mas também para esconder cabelos mal cuidados e mal cortados, carentes de um salão de beleza. O lenço na cabeça, usa...

Os segredos de beleza de Marilyn Monroe

"5 gotas de Chanel Nº5 antes de dormir e mais nada" , foi o que Marilyn Monroe respondeu ao ser perguntada sobre o que usava para dormir, eternizando assim o perfume Chanel   Nº5. Muitos anos se passaram desde a morte de Marilyn e ela continua a nos encantar... Como sei que até hoje muita gente se inspira nela, separei alguns dos seus segredos de beleza: Dormir bem: "Eu odeio fazer as coisas com uma atmosfera tensa e apressada e é praticamente impossível para mim saltar da cama de manhã. No domingo, que é o meu primeiro dia de lazer total, às vezes eu levo duas horas para acordar, fico deleitando até o último momento de sonolência. Dependendo de minhas atividades, eu durmo entre cinco e dez horas por noite e geralmente faço também uma sesta durante o dia... Durmo em uma cama extragrande sozinha e eu uso apenas um edredom pesado em cima de mim, no verão ou inverno." Exercitar-se: "Eu não costumava me preocupar com exercícios, a...